Laser Skin: depilação a laser 101

A época balnear prestes a começar e muitos de nós tentam livrar-se dos indesejados pêlos corporais: uns procuram soluções mais definitivas e outros mais rápidas e práticas. Neste post, exploramos um pouco sobre depilação a laser e alguns cuidados a ter antes e após os tratamentos.

Woman Sitting on Floor

Primeiro que tudo, a depilação a laser consiste na remoção definitiva dos pêlos recorrendo a tecnologia de laser (DUH!). Existem vários tipos de máquinas de laser e, cabe ao técnico escolher a mais adequada a cada cliente, as suas necessidades e tipo de pele e de pêlo. Geralmente, peles escuras com pêlos escuros ou peles muito claras com pêlos loiros são as que necessitam de mais sessões uma vez que, não existe um grande contraste de cor entre o pêlo e a pele, sendo mais difícil para a máquina identificar os pelitos e eliminá-los.

Recomendo a leitura deste artigo e deste para os mais leigos na matéria.

Person Feet Dipping on Pool

Alguns cuidados a ter com este género de depilação

Fazer depilação a gilete 48 horas antes do tratamento, para que o comprimento do pêlo seja mínimo e o laser chegue à raiz do mesmo mais facilmente.

Não fazer depilação a cera ou qualquer método que arranque os pêlos, isso irá anular o efeito da depilação a laser é como voltar à estaca zero. Caso seja necessário dar aquele retoquezinho, optar por creme depilatório ou gilete.

Utilizar um gel calmante após as sessões para ajudar a passar a vermelhidão e suavizar a pele (pessoalmente, gosto do gel de Aloé Vera da The Body Shop).

Não utilizar desodorizante nas primeiras 24 horas após as sessões.

Evitar fontes de calor para a pele nas primeiras 24 horas (vapores, saunas, banhos turcos, água demasiado quente, etc).

Não descolorar as zonas que estão a ser tratadas.

Evitar exposição solar 48 horas antes e 48 horas após os tratamentos. Caso isso aconteça, tenham a decência de avisar o técnico para o vosso próprio bem.

Após a sessão e até cinco depois usar pufe de rede ou luva no banho, facilitando a expulsão dos pêlos. Naquelas semanas entre sessões é sempre bom esfoliar a pele uma vez por semana.

Se iniciarem medicação diferente, avisar antes de iniciar a sessão.

Para o pessoal que sofre de herpes labial, devem iniciar tratamento de prevenção três dias antes de cada sessão.

Blue Shorts

A minha experiência

Eu tenho pêlos finos e claros e o meu tom de pele é muito claro daí que, é normal que a eficácia dos tratamentos não seja tão boa e, no meu caso, será necessário fazer mais algumas sessões que o habitual. Neste caso, é importante ler e pesquisar sobre o assunto e escolher uma clínica estética que possua as máquinas adequadas às nossas necessidades.

Uma boa clínica com bons equipamentos e bom acompanhamento não sai barato e portanto, é necessário ter cuidado com preços demasiado sugestivos.

Normalmente, as pessoas referem que as sessões são indolores mas, o conceito de dor é relativo e depende de cada pessoa. No meu caso, eu tenho a pele (quer face como corpo) bastante sensível e eu realmente sinto muito desconforto nalguma sessões especialmente em determinadas áreas mais sensíveis como axilas e virilhas. Para mim, afirmar que estes tratamentos são 100% indolores é uma mentira completa.

Por fim, a minha recomendação pessoal é iniciarem a depilação por alturas do Outono pois, a probabilidade de exposição solar é muito menor e, o nível de cuidados é relativamente menor.

Deixe um comentário