Nasty Ingredients

Uma das coisas que estou a tentar incutir com os meus posts sobre cuidados capilares é a importância de ler e perceber os rótulos e composições dos produtos que se adquirem. Nos dias que correm, é de extrema importância saber ler um rótulo de ingredientes de forma a perceber minimamente o que poderá ser prejudicial ou o que poderá ser bom. O post de hoje servirá para consolidar alguns desses conhecimentos e para alertar para ingredientes menos bons que estão presentes em muitos produtos mas que podem prejudicar a saúde dos nossos cabelos. 
1. Incompatibilidades

Existem produtos que, por si só podem podem não ser prejudiciais (ou até podem) mas que, utilizados em simultâneo com outros podem ser prejudiciais para o cabelo. Trago aqui uma tabela de incompatibilidades que será muito útil na hora de ler rótulos e fazer químicas.

Foto de Joana Carvalho Vieira.

2. Sodium Hydroxide – Hidróxido de Sódio
Também conhecido como “soda caústica”, este componente deverá ser evitado especialmente por pessoas com químicas no cabelo. Como viram na tabela, ele é incompatível com vários ingredientes incluindo os ingredientes usados em descolorações, colorações e permanentes. O uso deste ingrediente por parte de quem tem químicas poderá resultar numa queda exacerbada de cabelo.

3. Sodium Chloride – Cloreto de Sódio (a.k.a. Sal de Cozinha)
Embora não haja consenso no que toca a este ingrediente, muitos profissionais recomendam o uso de produtos que não contenham sal dado que este resseca os fios e, a longo prazo, poderá resultar em queda de cabelo.

Blue Haired Female

4. Parabenos (Methylparaben, Butylparaben…)
Pelas suas propriedades antibacterianas, este tipo de componentes é muito utilizado como conservante em produtos de beleza. Contudo, alguns estudos indicam que existe um potencial cancerígeno associado a estes ingredientes e, portanto, dever-se-ão evitar.

5. Petrolatos, Óleos Minerais, Parafinas e Vaselinas
Derivados do petróleo e óleos químicos, para além do potencial cancerígeno associado a estes ingredientes, eles são ainda conhecidos por estarem na origem de irritações na pele e, também por causarem desregulação hormonal. Por outro lado, impermeabilizam os fios do cabelo, impedindo-os de receberem os benefícios das máscaras e criando uma falsa ideia de hidratação. Com o tempo o cabelo vai ficando sem vida, opaco e pesado.

Woman Wearing Pink Lace Cami Top

6. Silicones
Impermeabilizam os fios do cabelo, fazendo com que a água e os nutrientes sejam incapazes de penetrar no cabelo. Ao longo do tempo, acabam por se acumular no cabelo, deixando-o mais pesados, ressecado e desidratado. 

Deixe um comentário